Proliferação de Células na UFC: o que fazer?

Se persistir a aversão a Célula de Estudo, o Articulador deverá ser consultado.

O melhor remédio seria participar de uma. Não existe forma de parar uma metodologia que todo ano é aplicada por cada vez mais docente e discentes, em uma busca incessante por tornar a Universidade um local mais cooperativo e acolhedor. Então, a única possibilidade é entender as razões pelas quais esse fenômeno está acontecendo. Portanto, qual melhor forma de entender do que vivenciando em um Célula?

A Aprendizagem Cooperativa já está propagada em toda a Universidade, desde o Centro de Humanidades até o Centro de Tecnologias, do Campus de Russas até o de Fortaleza, e em vários continentes. No Brasil, aqui na Universidade Federal do Ceará (UFC), o Programa está comemorando 10 anos, mas você sabia que a metodologia já é aplicada a muitas décadas em outros países? O Programa acredita que temos plena capacidade de igualar o Brasil a esses, já que temos discentes e docentes incríveis em seus respectivos campos do saber.

O objetivo do PACCE e, consequentemente, dos Articuladores que divulgam todos os anos as suas Células, tanto nas redes sociais do Programa como em outros fóruns comuns de estudantes da Universidade, é permitir que todos os graduandos possam conhecer e ganhar novas experiências com as Células. Além do básico: passar nas cadeiras, combater a evasão e a individualidade.

Entendemos o quanto algo relativamente novo na UFC gera um certo estranhamento. Porém, é uma difusão necessária e com as melhores das intenções. Ao dar a oportunidade de conhecer essa nova metodologia em uma das tantas Células com temáticas incríveis, estamos abrindo espaço para a construção de uma Universidade mais acolhedora, com intercâmbio de conhecimento facilitado e mais cooperativa, já que trabalhamos junto por essa meta comum.

Mas podemos dobrar a meta, certo? Então, quer dar essa oportunidade? É possível encontrar todas as células por aqui e também produtos das que já aconteceram através de nossas redes sociais:

Foto por: Patrick Santiago / Comunicação e Marketing 2019

Escrito por: Ana Thaís / Comunicação e Marketing 2019