APRENDIZES DE PAPEL

Hoje sabemos que há muitas oportunidade para adentrar a variados cursos e Universidades, certo? Sim! Mas infelizmente esse acesso ainda não é tão democratizado para a maioria da população, principalmente para os jovens de realidade social diversa, de menor poder aquisitivo, de bairros carentes etc.

Mas essa realidade tem sido transformada aos poucos graças a pessoas dispostas a causar uma certa mudança no mundo começando por suas comunidades de origem por meio da educação!

Um grande e bem próximo exemplo é o Grupo Aprendizes de Papel, um projeto social do bairro Conjunto Esperança (Fortaleza - Ceará) que tem por objetivo ajudar jovens e adultos da comunidade e redondezas a adentrarem à Universidade. A ideia do projeto teve início ainda em 2005 com um líder comunitário do bairro (Elmo) juntamente com um professor da UFC - Universidade Federal do Ceará (Prof. Wellington).

O projeto realiza aulas de cursinho preparatórias para vestibulares e conta com o trabalho voluntário de professores e coordenadores (a grande maioria ex-alunos que já obtiveram aprovação em alguma faculdade), conta também com cerca de 70 alunos e com pretensão de aumento de participantes para o ano seguinte.

Além de fornecer aulas de modo acessível e viabilizar a entrada de jovens ao ramo acadêmico, um dos objetivos do programa é também formar laços de amizade e propósito que se unem em busca de um mesmo objetivo. Muito além de uma oportunidade de crescimento profissional, o cursinho mostra que é possível sonhar e realizar tais sonhos com ajuda de pessoas que acreditam no mesmo que você.

O PACCE abraça todo tipo de projeto em que a ideia é ajudar a todos, principalmente quando a pauta em jogo é a relação entre as pessoas e o poder que têm a empatia e cuidado uns com os outros.

A convite de uma das atuais lideranças do projeto (Prof. Wellington), nós do PACCE participamos de um dos encontros dos coordenadores durante esse sábado (31 de agosto) para explicar sobre o programa, a metodologia e para a aplicação de uma oficina de História de Vida.

A manhã começou com a apresentação individual de cada projeto e dos participantes presentes. Logo depois, foi feita uma explicação mais aprofundada sobre o histórico do PACCE, nossa estrutura atual, as atividades realizadas e o propósito por trás de cada uma. Cada bolsista contou também um pequeno relato sobre sua experiência e vivência no programa e como isso ajudou no trajeto da graduação. Após um lanche bem receptivo, deu-se início à oficina de Roda Viva, em que os participantes foram divididos em trios para compartilhar sua história de vida e também ouvir a história dos demais.

O objetivo principal dessa atividade é fazer com que os participantes conheçam realmente as pessoas que estão ao lado, ajudando na criação de laços e desenvolvimento de habilidades sociais durante esse processo, passando a compreender melhor como cada vivência molda a pessoa que nos tornamos, tal como nossas preferências, escolhas, jeito de ser etc.

A oficina com os membros do PACCE foi uma experiência enriquecedora e de conhecimento, onde a gente pode entender o que eles são e como eles trabalham, além de ter um momento onde explanamos as nossas histórias de vida uns com os outros para poder conhecer com quem estamos trabalhando e conhecer a pessoa que está no nosso lado, no qual dividimos as tarefas. E foi prazeroso poder conhecer pessoas novas e saber que tem gente que trabalha para o bem estar social
Mayara Almeida - Aprendizes de Papel

Participaram dessa oficina tanto os membros do PACCE quanto do Aprendizes de papel, agindo de modo conjunto e fazendo um processamento de grupo ao final para avaliar os pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria para o encontro..

Esperamos que essa parceria linda continue e já temos datas marcadas para os próximos três encontros, em que serão aplicadas outras oficinas comumente abordadas nas atividades do PACCE.

O propósito principal desse elo é levar a Aprendizagem Cooperativa ao projeto do bairro Conjunto Esperança, fazendo com que os professores e coordenadores tenham conhecimento sobre a metodologia e que possam aplicar na sala de aula e demais atividade já a partir do próximo ano.

O encontro realizado com os membros do programa  PACCE UFC foi muito produtivo, onde conhecemos como funciona o programa Aprendizagem Cooperativa, em que foi possível a troca de idéias, experiências e também muito aprendizado, foi bastante discutida a filosofia e fundamentos do PACCE, os quais são de extrema importância para o crescimentos coletivo e do aprendizado compartilhado, o respeito e valorização das diferenças.

Prof. Alderir- Aprendizes de Papel

Quer conhecer mais sobre o projeto Aprendizes de Papel?

Confira as redes sociais:

Redação: Karoline Sousa || Revisão: Arísio Andrade || Fotografia: Karoline Sousa