RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL

Responsabilidade Individual

Ser responsável é característica daqueles que estão empenhados em ter sucesso em seus objetivos, suas metas.

Acredito que você já tenha ouvido falar sobre: eficiência, eficácia e efetividade. É possível encontrar facilmente definições sobre estes três temas que, resumidamente significam: eficiência – alcançar os objetivos da melhor maneira possível; eficácia – alcance dos objetivos coletivos, conseguir fazer o que precisa ser feito, cumprir metas; efetividade – alcançar seus objetivos de forma que eles permaneçam dentro de suas propostas.

Outras definições podem ser encontradas que irão caminhar próximas das ideias acima.

Na Aprendizagem Cooperativa segundo os irmãos David e Roger Johnson[1] a responsabilidade individual é um conceito amplo que envolve os três aspectos em torno de uma meta coletiva.

Um conceito e uma prática que vão além de uma responsabilidade pessoal diante de suas tarefas, mas que envolve a ideia de aprendizado coletivo. No artigo citado acima, Os irmãos Johnson definem três aspectos para a responsabilidade individual na qual as atividades devem conduzir individualmente cada participante a uma avaliação (p.95):

1. dando-se um teste individual a cada aluno;
  2. pedindo para cada estudante explicar ao colega o que tem aprendido; ou
  3. observando cada grupo e documentando a contribuição de cada membro.

Pode se dizer que a responsabilidade ser torna coletiva e que a avaliação dela se mede através das avaliações individual e coletivas.

Este pilar aponta para a necessidade de que as atividades propostas ensinem cada um seu papel pessoal no processo de se atingir a meta coletiva traçada e que, individualmente, cada participante seja fortalecido.

Numa classe com 40 estudantes de uma daquelas disciplinas que costuma ter um alto índice de reprovação/evasão: 50%, 60%, quanto poderiam ser aprovados?

Esta pergunta, de pronto, muitos respondem que, talvez 15 a 20 estudantes. Mas a perguntam não é quanto serão, mas quantos podem. Uma das frases que se tornam referência na Aprendizagem Cooperativa e refletem bem a ideia de responsabilidade individual é: “nobody gets left behind or forgotten”. Ou seja, responsabilidade com o outro, afinal, uns sabem mais sobre um tema, outros sabem mais sobre outros temas e juntos, ninguém precisa ficar para traz.

[1] David W. Johnson, Roger T. Johnson & Karl A. Smith in Change, Jul/Aug98, Vol. 30, Issue 4, p26

Seja o primeiro a comentar esse post! Faça seu Login!