Pesquisas sobre o uso da Aprendizagem Cooperativa

Em um estudo proposto por Anna Abramczyk e Susanne Jurkowski e que tem como título Cooperative learning as an evidence-based teaching strategy: what teachers know, believe, and how they use it realizado entre professores na Polônia, destacam que o uso da referida metodologia contribuiu significativamente para a formação dos estudantes. Segue uma tradução livre do resumo do artigo.

A aprendizagem cooperativa é uma estratégia de ensino baseada em evidências. Na aprendizagem cooperativa, os professores estruturam as interações dos alunos e os preparam para a cooperação, de modo que os alunos trabalhem juntos em pequenos grupos, apoiando os processos de aprendizagem uns dos outros. Este estudo investigou se a evidência empírica da eficácia da aprendizagem cooperativa se reflete nas competências profissionais dos professores e nas suas práticas docentes. Inquirimos 1.495 professores de línguas na Polónia, medindo os seus conhecimentos e crenças sobre a aprendizagem cooperativa e a utilização da aprendizagem cooperativa nas aulas. Embora os professores estivessem bem informados sobre os princípios da aprendizagem cooperativa, apenas conheciam alguns métodos para implementar a aprendizagem cooperativa nas aulas. Os professores concordaram que a aprendizagem cooperativa é eficaz para a aprendizagem académica e social dos alunos e pode proporcionar-lhes apoio individualizado nos seus processos de aprendizagem. Apesar dessas crenças positivas, os professores raramente utilizavam a aprendizagem cooperativa. Quando utilizaram a aprendizagem cooperativa, os professores organizaram e apoiaram as interações dos alunos de acordo com os princípios da aprendizagem cooperativa. Os professores relataram que gostariam de aprender mais sobre aprendizagem cooperativa e utilizá-la com mais frequência nas aulas. Eles estavam especialmente interessados em apoio, como exemplos de aulas e materiais didáticos. Discutimos as implicações desses resultados para a formação de professores.

Anna Abramczyk & Susanne Jurkowski (2020) Cooperative learning as an evidence-based teaching strategy: what teachers know, believe, and how they use it, Journal of Education for Teaching, 46:3, 296-308, DOI: 10.1080/02607476.2020.1733402