InCAC 2021: Parceria IFCE Acaraú e PACCE UFC

Olá! Tudo bem?

Você deve saber que o PACCE está passando por uma reformulação diante das novas perspectivas e situações de pandemia que estamos ainda vivendo.

Assim, a equipe formada por bolsistas PIBI, BIA e voluntários que já participaram do PACCE estão organizando projetos-piloto com o intuito de levar a Aprendizagem Cooperativa como metodologia de apoio ao estudante, dando-lhes instrumental para seu crescimento pessoal, relacional e acadêmico.

Estamos também fazendo parcerias para que outras instituições possam experimentar aquilo que o PACCE vem proporcionando desde 2009 através da formação em Aprendizagem Cooperativa para mais de 3 mil estudantes que já participaram do Programa.

A Aprendizagem Cooperativa é uma metodologia que teve sua estruturação nos moldes atuais a partir dois irmãos, David e Roger Johnson e seus colaboradores. Desde sua formulação na década de 1970 tem sido usada em muitas universidades e escolas de nível fundamental e médio pelo mundo. Estados Unidos, Espanha, Portugal, Finlândia, Israel, países da Ásia são alguns exemplos de escolas que a adotam.

A partir de 5 pilares, a metodologia nos ajuda a compreender que juntos podemos ir mais longe. Pensar que podemos vencer em cooperação e, assim, ultrapassar as posturas competitivas e individualistas são princípios que fortalecem habilidades como: respeito ao outro, empatia, pedir e oferecer ajuda, consenso entre outros, produzindo sinergia, solidariedade e engajamento nas relações interpessoais.

O PACCE promove entre os dias 27 de setembro e 09 de outubro uma série de 5 oficinas visando à capacitação para a formação de células estudantis. É o Projeto InCAC – Incubadora de Células de Aprendizagem Cooperativa. Você pode obter mais informações no nesse link e fazer ali sua inscrição. As vagas são limitadas.

Hermany

Coordenador do PACCE


Seja o primeiro a comentar esse post! Faça seu Login!